Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

from my orchid kitchen

ideias simples e caseiras para (quase) todos os gostos, da minha cozinha para a vossa

from my orchid kitchen

ideias simples e caseiras para (quase) todos os gostos, da minha cozinha para a vossa

Seg | 30.03.20

BISCOITOS DA MINHA INFÂNCIA

(biscoitos de limão)

Estes são os biscoitos caseiros com os quais eu cresci, macios por dentro e com uma crosta estaladiça deliciosa, fácil de fazer e com leve sabor a limão.

(click here for recipe in english)

Biscoitos-infancia-childhood-biscuits_1.jpg

Estes biscoitos amanteigados seriam provavelmente, e durante muitos anos, os mais repetidos de entre outras receitas de biscoitos e bolachas, e também das primeiras incursões culinárias que me lembro de fazer.


Ainda pequenos, a minha avó costumava chamar-me a mim e ao meu irmão para a ajudarmos na confecção dos ditos biscoitos, pois como a massa é moldável (quase como a plasticina) era divertido criar formas que geralmente incluíam as iniciais dos nossos nomes, outras eram semelhantes às apresentadas nestas fotos, e outras seriam provavelmente inventadas na altura e que sairiam mais ou menos bem depois de sair do forno.

 

Receita de Biscoitos da minha infância

Biscoitos de limão

para notas sobre a receita ler mais abaixo

 

ingredientes

300 gr de farinha com fermento

125 gr de açúcar

1 ovo

60 gr de manteiga

2 colheres (sopa) de leite (de qualquer tipo)

1 colher (chá) de raspa de limão ou de laranja

 

preparação

Bater a manteiga amolecida com o açúcar até obter um creme fôfo.

Junta-se a raspa do limão, e depois o leite.

Adiciona-se o ovo, batendo bem.

Aos poucos, envolve-se a farinha até a massa ficar elástica e moldável.

Deixa-se a repousar cerca de 15 minutos no frigorífico.

Usando as mãos, ou então cortadores de bolachas, modelam-se os biscoitos com formas a gosto.

Colocam-se num tabuleiro com papel vegetal, ou tapete de silicone, e levam-se ao forno a 180ºC durante cerca de 8 a 10 minutos (dependendo do tamanho do biscoito).

Biscoitos-infancia-childhood-biscuits_3.jpg

Os Ingredientes

 

Estes biscoitos só necessitam de 6 ingredientes simples que temos sempre em casa:

  • Farinha - sempre fiz esta receita usando farinha com fermento, no entanto se só tiver disponível farinha sem fermento, basta acrescentar 2 colheres (chá) de fermento à receita.
  • Açúcar - esta quantidade usada permite-nos ter uns biscoitos com uma doçura bastante equilibrada.
  • Ovo - este único ovo vai ajudar a ligar todos os restantes ingredientes.
  • Manteiga - ao contrário de muitos outros biscoitos, estes não ficam gordurosos e a quantidade de manteiga permite que fiquem apenas ligeiramente crocantes por fora e suaves por dentro.
  • Leite - pode-se usar o tipo de leite que se quiser, de vaca ou de origem vegetal, pois como a quantidade é reduzida, não interfere com o sabor.
  • Limão ou Laranja - geralmente faço estes biscoitos usando raspa de limão, mas também já experimentei com raspa de laranja; quem quiser pode aromatizar em alternativa com 1 colher (chá) de baunilha, ou então canela em pó.

 

Modo de preparação

 

  • Começa-se por derreter um pouco a manteiga, ou então retirá-la previamente do frigorífico e deixá-la atingir a temperatura ambiente.
  • Adiciona-se o açúcar e bate-se muito bem com a manteiga até o açúcar estar bem dissolvido e o creme ficar fôfo.
  • Acrescentam-se nesta altura os aromas da raspa de limão (ou outro a gosto) e o leite, e também o ovo envolvendo tudo muito bem.
  • Por fim, vai-se misturando a farinha aos poucos neste preparado (à mão com uma espátula/colher de pau, ou com a batedeira - varas em espiral) de modo a que tudo fique homogéneo e a massa fique com uma textura um pouco elástica (ao batermos bem, o glúten vai ser activado e criar a tal elasticidade).
  • Não é obrigatório, mas gosto que a massa repouse um pouco no frio para que fique ligeiramente mais rija e assim podermos mais facilmente modelarmos os biscoitos.
  • Nestes que fiz, modelei alguns dos biscoitos à mão e noutros utilizei cortadores de bolachas, para apresentar formatos variados. Ao criarem as formas que desejarem, tenham sempre em conta que estes biscoitos crescem um pouco no forno (como podem ver nas imagens), por isso coloquem-nos a alguma distância uns dos outros.
  • Estes biscoitos cozem rápido, e convém que sejam retirados do forno mal comecem a ganhar um bocadinho de côr, pois quanto mais tempo estiverem no forno mais duros vão ficar (se estiverem moles ao toque ao retirar do forno não faz mal pois ao arrefecer endurecem). Eu gosto deles crocantes por fora e macios por dentro, mas se gostarem deles mais rijos é só deixarem mais 5 minutos no forno, pois também são bem bons para molhar no chá ou café.

Biscoitos-infancia-childhood-biscuits_2.jpg

 

 

 

Obrigado pela visita

Não se esqueça de SUBSCREVER para receber cada post directamente no seu e-mail.

 

Siga o blog 

FACEBOOK  |  PINTEREST  |  INSTAGRAM

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.