Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

from my orchid kitchen

Seg | 21.10.19

bolachas fôfas de farinha de côco

(sem glúten)

Estas bolachas de textura suave e leve sabor a côco são ideais para acompanhar uma bebida quente nestes dias de Outono em que as temperaturas descem.

(click here for recipe in english)

bolachas fôfas de farinha de côco

Em casa, temos por hábito comer bolachas apenas a acompanhar o café depois do almoço, e decidi então começar a experimentar mais receitas de biscoitos e bolachas. Uma dessas experiências foram estas “bolachas” feitas só com farinha de côco, e portanto sem glúten, que todos gostaram bastante.

A receita original chamou-lhes bolachas mas são mais uns bolinhos achatados com um leve sabor a côco, pois ficam com uma textura fôfa e menos crocante do que as comuns bolachas.

 

Receita de Bolachas fôfas de farinha de côco

para notas sobre a receita ler mais abaixo

 

ingredientes

60 gr de farinha de côco

100 gr de açúcar

2 ovos (pequenos) ou 1 ovo grande

60 gr de manteiga

1 colher (chá) de leite

½ colher (chá) de baunilha

1 colher (chá) de fermento

pitada de sal

 

preparação

Bater a manteiga com o açúcar até obtermos um creme fôfo.

Juntar os ovos, um a um.

Acrescentar o leite e a baunilha.

Numa taça, misturar a farinha com o fermento e o sal.

Aos poucos, envolver a mistura de farinha no preparado de ovos, manteiga e açúcar.

Com as mãos, formar pequenas bolas de massa, e depois achatá-las para que fiquem com a forma de um círculo.

Colocar num tabuleiro, e levar ao forno a 190ºC durante 8 a 10 minutos, ou até começarem a ganhar côr nas bordas.

 

Adaptado de "Basic coconut flour cookies" / Originalmente publicado em 2016

 

Ver aqui outras receitas com Farinha de côco

bolachas fôfas de farinha de côco

 

Os Ingredientes

 

Além da farinha de côco, que muitos poderão não ter na sua despensa, todos os restantes ingredientes são bastante comuns e acessíveis: ovos, açúcar, manteiga, fermento, baunilha e leite.

Quem quiser intensificar o sabor a côco, pode substituir o leite por leite (bebida) de côco, e em vez de manteiga usar somente óleo de côco - cerca de 2 a 3 colheres de sopa - mas nesse caso convém antes de moldar as bolachas, colocar o preparado pelo menos meia hora no frigorífico para que esteja mais firme para manusear.

 

Farinha de côco vs côco ralado

organic-coconut-flour.jpgFonte: thegreengrocermanila.com

Para muitos que ainda não estão familiarizados com esta farinha muito usada em dietas low-carb (baixas em hidratos de carbono), paleo e sem glúten, a farinha de côco não é o mesmo que côco ralado.

Esta farinha é um subproduto resultante do fabrico do leite de côco, em que depois de prensar a polpa seca do côco, esta é desidratada a baixa temperatura e depois moida finamente.

 
A farinha de côco é particularmente absorvente e uma quantidade muito pequena de farinha absorve uma quantidade muito grande de líquido. A melhor maneira de neutralizar este efeito de absorção é adicionar elementos húmidos à receita, nomeadamente muitos ovos. A proteína presente nas claras de ovos ajuda a fornecer estrutura, enquanto as gemas fornecem humidade.
 
 
Já o côco ralado, como o nome indica, trata-se da polpa branca do fruto fresco que é simplesmente ralada. Como não sofre mais nenhum tratamento, o côco ralado possui mais humidade, e por isso o que é confeccionado com este ingrediente para além de ter mais textura tem sempre consistência menos seca.

 

Modo de Preparação

 

No que toca à preparação destas bolachas de côco, é um processo relativamente rápido e simples.

  • Começamos por misturar bem a manteiga com o açúcar, adicionando de seguida os elementos líquidos: ovos, leite (pode ser leite de vaca ou vegetal) e baunilha.
  • Juntamos depois os ingredientes secos: farinha de côco e o fermento, envolvendo até ficar uma massa moldável a partir da qual formamos cerca de 12 pequenas bolas.
  • Distribuímos as 12 bolas num tabuleiro de ir ao forno, (previamente untado ou coberto com uma película de silicone ou papel vegetal), e depois com as mãos ou com a ajuda de algum utensílio (eu usei o fundo de um copo largo) achatamos as bolas dando-lhes a forma de bolachas.
  • Leva-se ao forno e retiram-se mal comece a ganhar côr nas bordas.

bolachas fôfas de farinha de côco

 

 

 

Obrigado pela visita

Não se esqueça de SUBSCREVER para receber cada post directamente no seu e-mail.

 

Siga o blog 

FACEBOOK  |  PINTEREST INSTAGRAM

 

 

2 comentários

comentar post