bolo de castanha, creme fraîche e limão
(sem glúten)
Esta sobremesa sem glúten é um delicioso bolo leve e húmido feito com um ingrediente-chave invulgar - farinha de castanha, com um sabor muito agradável e que faz querer um pouco mais.
(click here for recipe in english)
Já tinha a receita deste bolo de castanha guardada há alguns anos no meu arquivo, pois na altura em que a encontrei ainda era difícil encontrar farinha de castanha à venda. Hoje em dia já não é assim, pelo menos nos grandes centros urbanos, com as secções de alimentação saudável nos supermercados a aumentar em tamanho e variedade de produtos, e também com o aumento do número de lojas que vendem produtos para dietas alternativas.
O que me cativou neste simples bolo foi, não só o facto de usar a castanha, ingrediente que eu gosto bastante, mas também o uso de natas em vez de manteiga ou óleo como fonte de gordura da receita.
Cá em casa todos adoraram o bolo que é bastante fôfo e ligeiramente húmido, e ao contrário que possam pensar, a farinha de castanha não dá ao bolo o sabor que encontramos quando comemos outras sobremesas feitas com castanhas frescas, mas sim um sabor suave que contrasta muito bem com o do limão. Apesar de tudo, quem quiser pode confeccionar este doce sem adicionar a raspa do limão e substituir por baunilha.
Receita de Bolo de castanha, creme fraîche e limão
para notas sobre a receita ler mais abaixo
ingredientes
4 ovos
125 gr de açúcar
200 gr de creme fraîche
125 gr de farinha de castanha
2 colheres (chá) de fermento
Raspa de 1 limão
preparação
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fôfo.
Adicionar a raspa de limão e creme fraîche, envolvendo bem.
À parte, peneirar a farinha de castanha e juntar-lhe o fermento.
Incorpora-se a farinha no preparado anterior.
Batem-se as claras em castelo.
Envolvem-se bem, e aos poucos, as claras no preparado com a ajuda de uma vara de arames ou espátula.
Coloca-se numa fôrma untada e polvilhada com açúcar.
Leva-se ao forno a 180ºC entre 35 a 40 minutos.
Decorar com algum açúcar em pó.
Adaptado de "Lemon, creme fraîche & chestnut cake recipe" / Originalmente publicado em 2019
Os Ingredientes
- Ovos
- Farinha de castanha - esta farinha pertence ao grupo de farinhas alternativas para servir em dietas sem glúten, e basicamente resulta de castanha seca triturada finamente. Existem muitas receitas tradicionais de origem italiana que utilizam esta farinha, não só receitas doces, mas também algumas salgadas e até pão.
- Fermento - para além das claras batidas, usa-se o fermento para que este bolo fique ainda mais fôfo.
- Açúcar - a quantidade presente permite que seja agradavelmente doce. Pode ser substituído por açúcar mascavado ou de côco.
- Raspa de limão - o sabor a limão num bolo é sempre agradável, mas também pode ser opcional e substituído por 1 ou 2 colheres de chá de baunilha.
- Creme fraîche - este lacticínio não é mais do que natas frescas, mas com cerca de 30% (e até 50%) de matéria gorda às quais foram adicionadas uma cultura de bactérias. Devido à fermentação bacteriana, sua textura apresenta-se mais espessa e cremosa, evitando assim a presença de espessantes, e de sabor levemente ácido.
Modo de preparação
- Começa-se por bater bem as gemas juntamente com o açúcar até este se dissolver e o creme se apresentar esbranquiçado e fôfo.
- A este creme adicionam-se a raspa do limão e depois o creme fraîche.
- De seguida, a farinha de castanha (previamente peneirada e misturada com o fermento) é envolvida no preparado. Ao peneirarmos vamos evitar a formação de grumos.
- À parte, batem-se as claras em castelo.
- Envolvem-se as claras no preparado, aos poucos, para que não percam ao ar e abatam.
- Verte-se o preparado para uma fôrma untada e polvilhada com açúcar (a desta receita é de 20cm).
- Leva-se ao forno a 180ºC entre 35 a 40 minutos.
- Decorar com algum açúcar em pó depois de arrefecer e na altura de servir, pois como o bolo tem alguma humidade vai dissolver aos poucos o açúcar que aplicarmos.
- Nesta decoração utilizei a técnica do crochet/renda, em que basicamente damos uso àqueles paninhos ou toalhas de renda antigos (que estejam lavados e limpos) e colocamos por cima do bolo frio e peneiramos açúcar em pó por cima. Nem todos os bolos são bons candidatos para este tipo de decoração, mas fica bastante original. Em bolos claros pode-se também fazer o desenho substituíndo o açúcar por cacau em pó.