bolo de fatias de maçã
Repleto de maçã suculenta e macia, este bolo é incrivelmente delicioso e só precisa de 5 ingredientes para o fazer. Pode ser servido simples, morno ou à temperatura ambiente com chantilly, ou então num dia quente, com um pouco de gelado.
(click here for recipe in english)
Com temperaturas mais quentes, a fruta amadurece mais rapidamente, e foi o que aconteceu com algumas maçãs que eu tinha, deixando-me “sem alternativa”, senão usá-las numa sobremesa (tenho que admitir que é uma das razões que mais vezes uso como desculpa para experimentar uma nova receita ...)
Este bolo, com mais maçãs do que verdadeiramente massa de bolo, é uma delícia saudável, simples e húmida, onde podemos usar mais do que uma variedade de maçãs.
Receita de Bolo de fatias de maçã
para notas sobre a receita ler mais abaixo
ingredientes
500 gr de maçã
1 ovo grande
50 gr de farinha
2 colheres (sopa) óleo de côco
50 gr de açúcar
1 colher (chá) de fermento
Raspa de 1/2 limão (opcional)
preparação
Numa taça grande misturar a farinha, o açúcar e o fermento.
Noutra taça bater o ovo inteiro juntamente com o óleo e a raspa de limão.
Descascar as maçãs, e cortá-las em quartos.
Com a ajuda de um robot de cozinha, ou de uma mandolina, fatiar finamente as maçãs.
Juntar as fatias de maçã à mistura de farinha e açúcar, envolvendo bem com as mãos.
Adicionar a mistura de ovo e óleo, e voltar a envolver tudo com as mãos.
Untar uma fôrma (usei a minha de 16 cm de diâmetro) e forrar o fundo com papel vegetal.
Encher a fôrma com o preparado, e com a ajuda de uma colher, pressionar bem.
Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 45 minutos.
Deixar arrefecer um pouco na fôrma antes de retirar.
Adaptado de "Stefania's apple cake" / Originalmente publicado em 2018
Ver aqui mais receitas com Maçãs
Os Ingredientes
Este bolo é daqueles simples que só leva 5 ingredientes, e que se encontram facilmente em qualquer despensa:
- Maçãs - é importante usar maçãs de polpa firme que não se transformem quase em puré ao cozinharem (as maçãs Reinetas, por exemplo, não servem). O tipo de maçã determinará não apenas a consistência deste dourado bolo de maçã porque ver-se-ão as camadas feitas pelas fatias da fruta, mas também influenciará o sabor - ácido ou doce, ou ambos. Nas vezes que fiz esta receita utilizei quatro ou cinco maçãs Golden médias, e noutra vez também uma mistura de Golden com Fuji.
- Ovos
- Farinha - esta receita também resulta muito bem usando farinha sem glúten (mix) em vez da farinha de trigo (experimentei com esta marca), e é especialmente óptima quando as maçãs são mais sumarentas, pois as farinhas deste tipo sem glúten absorvem mais humidade do que a farinha de trigo. Para quem quiser fazer uma versão paleo pode substituir a quantidade de farinha por farinha de amêndoa.
- Açúcar
- Manteiga ou Óleo - prefiro usar óleo de côco extra-virgem pelo sabor que dá ao bolo, mas pode-se usar manteiga, sendo que o equivalente são cerca de 30 gramas (2 colheres de sopa) que deve ser previamente derretida.
- Fermento (se usarem farinha sem fermento)
Modo de preparação
- Este bolo de maçã é muito simples de fazer, basta colocar numa taça grande a farinha com o fermento e o açúcar.
- À parte, bate-se o ovo com a manteiga/óleo e junta-se a raspa.
- No robot de cozinha fatiam-se as maçãs, que depois se envolvem bem na mistura de farinha. Como as fatias de maçã são bastante finas, vão aderir umas às outras facilmente; é por essa razão que ao misturar com a farinha, convém que se usem as mãos para separar as fatias e que estas serão bem envolvidas na farinha.
- O mesmo se passa quando se adicionam os ingredientes húmidos, porque se usarmos uma colher ou garfo para envolver vamos também fazer com que as fatias se quebrem formando pedaços mais pequenos.
- Seguidamente junta-se a mistura de ovo até estar tudo bem ligado e coloca-se na fôrma, levando-se a cozer no forno.
Fatiar as maçãs
- Para fatiar finamente as maçãs, convém utilizar um robot de cozinha que tenha o acessório de fatiar, para ser mais rápido e a maçã não correr o risco de oxidar, sendo que o ideal é o da espessura mais fina, geralmente o usado para cortar batata às rodelas finas para fritar.
- Em alternativa, pode-se usar uma mandolina, e em último recurso a faca – mas vai ser mais demorado…
- Seja qual fôr o método usado para fatiar a maçã, eu aproveito a totalidade da mesma, à excepção da casca (mas quem quiser pode manter a maçã com a casca) e das sementes; eu digo isto porque ao fatiar no robot há bocados que ficam mais pequenos ou partidos, mas que eu insiro na mesma no bolo, e não apenas as fatias mais inteiras e perfeitinhas.