Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

from my orchid kitchen

ideias simples e caseiras para (quase) todos os gostos, da minha cozinha para a vossa

from my orchid kitchen

ideias simples e caseiras para (quase) todos os gostos, da minha cozinha para a vossa

Ter | 03.03.20

CREME DE LIMÃO

(Lemon curd)

Quando temos limões à disposição, não há como não experimentar fazer um simples e famoso lemon curd caseiro, ácido e doce ao mesmo tempo, ideal para barrar no pão e usar na cobertura de bolos ou noutras sobremesas.

(click here for recipe in english)

creme-limao-lemon-curd_1.jpg

É por altura do Inverno que o meu limoeiro com quase 40 anos começa a produzir limões em grande quantidade, apesar de se tratar de uma árvore relativamente pequena.

A quantidade é tanta, que costumamos oferecer alguns, pois não conseguimos dar vazão a tantos limões. Este meu limoeiro é dos chamados limões galegos (côr amarela), que dão frutos bastantes sumarentos e aromáticos mas um pouco mais ácidos do que outras variedades.

 

Infelizmente, as receitas doces com limão levam, na sua maioria, apenas raspa de limão o que é uma pena, pois gosto de aproveitar as frutas ao máximo.

Uma das receitas que faz uso da raspa e sumo do limão é o famoso lemon curd, mas cá em casa só eu é que gosto deste creme de limão, por isso não o faço em grandes quantidades. Como é só para mim, optei por fazer metade da receita, que me rendeu um pouco mais de 1 chávena de lemon curd (o frasco que vêem nas imagens).

 

Receita de Creme de limão

Lemon Curd

para notas sobre a receita ler texto abaixo

ingredientes

1 ovo grande

100 gr de açúcar

125 ml de sumo de limão

1/2 colher (sopa) de raspa de limão

35 gr de manteiga

Pitada de sal

 

modo de preparação

Bater bem o ovo com o açúcar, o sal e a raspa.

Adicionar aos poucos o sumo de limão.

Numa caçarola ou tacho, levar esta mistura a lume muito baixo, mexendo sempre com uma vara de arames.

Deixar que atinja lentamente a temperatura de 75ºC, sem deixar de mexer.

Retirar do lume, e adicionar a manteiga, envolvendo bem até derreter completamente.

Com a ajuda de um coador fino, coar o creme para uma taça.

Cobrir com pelicula aderente, mas de modo a que esta toque na superficie do creme (para que fique com textura cremosa uniforme e não ganhe uma pelicula) e leve ao frigorifico por algumas horas.

Coloque num frasco hermético, e guarde sempre no frigorifico após cada utilização.

 

Adaptado de "Homemade lemon curd" / Originalmente publicado em 2019

creme-limao-lemon-curd_2.jpg

Os Ingredientes

 

  • Limão - para a preparação deste doce são necessários o sumo de limão espremido na hora, mas também a sua raspa, é esta última que dá o sabor e aroma a limão.
  • Ovo - a maior parte das receitas de lemon curd usa apenas gemas de ovos, mas esta receita usa um ovo grande inteiro. Para que o creme seja bem amarelo, convém que os ovos tenham gemas amarelo-alaranjadas porque com ovos de gemas amarelo-claro, o lemon curd vai ficar mais pálido de côr.
  • Manteiga - juntamente com o ovo, vai conferir aquela cremosidade característica do creme de limão e também ao arrefecer vai também dar consistência ao doce. Pode ser usada manteiga com ou sem sal, mas se usar com sal ter sempre em atenção que há marcas com maior teor de sal do que outras (deste modo não é necessário temperar com uma pitada de sal).
  • Açúcar - a quantidade aqui apresentada não permite que seja muito doce, apenas o suficiente para contrabalançar a acidez do limão; no entanto, podem acrescentar um pouco mais de açúcar, ou então usar 100gr mas de açúcar com stevia que vai equivaler em termos de doçura a 200gr de açúcar comum.

 

Modo de preparação

 

  • Começa-se por retirar a raspa a um ou mais limões, e posteriormente espreme-se o seu sumo até se obter a quantidade necessária.
  • Numa taça, ou mesmo directamente num tacho ou caçarola, bate-se o ovo juntamente com o açúcar, a pitada de sal (no caso de usar manteiga sem sal, se usar com sal pode-se omitir a pitada) e a raspa de limão.
  • Aos poucos e mexendo sempre com uma vara de arames, envolver o sumo de limão.
  • Leva-se então a lume baixo, mexendo continuamente até começar a engrossar após cerca de 8 a 10 minutos. Convém que o lume seja realmente baixo, e que o processo não seja acelerado porque o resultado final não terá a textura certa se o ovo cozinhar depressa demais. Para mim, a maneira mais fiável é usar um termómetro de culinária e ir mexendo o preparado lentamente até atingir os 75ºC.
  • Retira-se o tacho ou caçarola do lume, e adiciona-se a manteiga em pedaços (para derreter mais depressa) e envolve-se com a vara de arames até derreter completamente.
  • Ainda quente, passa-se o creme por um coador para uma taça de modo a retirar os pedaços de raspa, que já largou todo o sabor para o doce e para que o creme fique mais fino e suave.
  • Coloca-se um pedaço de película aderente diretamente em cima, mas que toque na superficie do creme (isso impede que uma película se forme por cima).
  • Deixa-se arrefecer à temperatura ambiente e uma vez frio, o plástico pode ser removido. De seguida guarda-se num frasco previamente esterilizado  e depois coloca-se no frigorífico para que o creme prenda (tal como acontece nos pudins).
  • O prazo de validade é de cerca de 2 semanas no frigorífico, mas também pode ser congelado para futuras utilizações.

 

 

Obrigado pela visita

Não se esqueça de SUBSCREVER para receber cada post directamente no seu e-mail.

 

Siga o blog 

FACEBOOK  |  PINTEREST  |  INSTAGRAM