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from my orchid kitchen

ideias simples e caseiras para (quase) todos os gostos, da minha cozinha para a vossa

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Sex | 01.05.20

CREPES SUPER PROTEICOS

(sem glúten, sem lactose)

Para quem anda a cortar nos hidratos, ou simplesmente quer aumentar o consumo de proteínas saudáveis na sua dieta, estes crepes são uma sugestão a considerar para um pequeno-almoço ou lanche diferentes.

(click here for recipe in english)

crepes-super-proteicos-double-protein_1.jpg

Decidi apelidar estes crepes de super proteicos, porque têm 2 fontes significativas de proteína: claras de ovo e proteína em pó (daquela para fazer batidos).

 

Para variar, tinha umas claras congeladas que queria usar mas em vez de fazer o clássico molotof ou uma pavlova, decidi antes experimentar esta receita de crepes que tinha encontrado por acaso há uns tempos atrás. Neste caso dupliquei as quantidades porque tinha 8 claras.

De inicio tive algum receio de fazer estes crepes, pois era referido que tinham de ser servidos imediatamente porque perdiam a sua textura e ficavam secos e duros com o passar do tempo. No entanto, reparei que a proteína em pó usada como ingrediente era diferente das que eu prefiro (Iswari ou Prozis whey ou vegetal) que têm menos compostos "esquisitos", por isso resolvi arriscar fazendo umas pequenas alterações.

 

Apesar de terem um aspecto em tudo semelhante aos crepes "normais", a textura da massa depois de cozinhada é mais seca (mas igualmente maleável), por isso será mais agradável se fôr servida com alimentos mais húmidos e/ou cremosos.

 

Receita de Crepes super proteicos

para notas sobre a receita ler mais abaixo

 

ingredientes

8 claras de ovo (aprox. 250ml)

60 gr de proteína em pó

4 colheres (sopa) de leite (de qualquer tipo)

1 colher (chá) de baunilha (opcional)

 

preparação

Misturar todos os ingredientes numa taça, e mexer bem até a proteína estar bem dissolvida.

Aquecer uma frigideira ou crepeira anti-aderente em lume não muito alto e untar com óleo ou manteiga.

Verter cerca de 1/4 de chávena de cada vez para a frigideira (ou menos, depende da largura desta) e cozinhar alguns segundos até poder virar.

Cozinhar mais alguns segundos do outro lado e retirar.

Repetir para o restante preparado, não esquecendo de untar sempre a frigideira entre cada crepe.

Servir com fruta ou outro acompanhamento a gosto.

 

Adaptado de "2 ingredient protein crepes"

 

crepes-super-proteicos-double-protein_2.jpg

 

Os ingredientes

 

Só são precisos 3 ingredientes principais para preparar estes crepes saudáveis:

  • Claras de ovo - é a proteína natural e o ingrediente principal destes crepes.
  • Proteína em pó - substitui a farinha, nesta receita usei esta proteina com sabor banana-baunilha, mas pode substituir por proteina de outro sabor (como por exemplo, chocolate) ou de sabor neutro, se quiser fazer crepes salgados.
  • Leite - aqui pode ser usado leite animal ou vegetal, ou em alternativa simplesmente água; na receita original referiam que estes crepes secavam muito rapidamente depois de confeccionados, e para prevenir isso, adicionei algum leite (de aveia) ao preparado (com a proteína que usei resultou, mas podem não obter o mesmo resultado com outras marcas).
  • Baunilha - este ingrediente é opcional, e a sua adição vai depender também do sabor da proteína utilizada.

 

Modo de preparação

 

  • Numa taça coloque as claras, o leite, a baunilha (se usar) e a proteína em pó.
  • Misture tudo muito bem até obter um creme fino e homogéneo. Aconselho a que misture recorrendo à batedeira na velocidade minima, pois as claras são um líquido algo viscoso e a proteína tem uma textura em pó muito fina, o que dificulta a sua dissolução se o fizermos recorrendo a uma vara de arames (as claras não são para bater em castelo).
  • Aquecer uma frigideira ou crepeira, em lume baixo e untar levemente com alguma gotas de óleo ou um pouco de manteiga.
  • Quando estiver quente, verter parte do preparado para a frigideira de modo a formar uma película fina de massa (tal como noutras receitas de crepes).
  • Mal esteja cozido (estes crepes são um pouco mais rápidos a cozinhar que os de receitas comuns) virar com cuidado e deixar cozinhar mais uns segundos. É importante que não se deixem cozinhar demais, pois o seu conteúdo líquido é muito menor do que outra qualquer receita de crepes e vão ficar com uma textura mais seca.
  • É muito importante que se unte a frigideira/crepeira sempre que se vá preparar mais um crepe, uma vez que não têm nenhuma gordura como ingrediente, e podem aderir facilmente ao fundo.
  • Esta receita rende aproximamente 8 crepes com cerca de 22 cm de diâmetro.

 

 

 

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