Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

from my orchid kitchen

Sab | 09.11.19

frango com pesto, tomate e mozzarella

Receita fácil e rápida de frango, coberto com delicioso pesto caseiro (ou então de compra...), sumarentas fatias de tomate e cremoso queijo mozzarella. Esta saborosa refeição, leva menos de 30 minutos a fazer e muito pouca loiça para limpar! 

(click here for recipe in english)

frango com pesto, tomate e mozzarella

A parte do peito do frango é a mais consumida cá por casa, juntamente com a do peito de perú, não só porque são duas das carnes mais saudáveis, mas também mais rápidas de confeccionar no dia-a-dia. Por essa razão, convém ir variando para não estarmos sempre a comer bife de perú ou frango grelhado.

E esta é uma dessas alternativas, simples de fazer e cheia de sabor!

 

Receita de Frango com pesto, tomate e mozzarella

para notas sobre a receita ler mais abaixo

 

ingredientes

4 metades de peito de frango

(aprox.100gr por unidade)

2 tomates médios

6 colheres (sopa) de mozzarella ralado

Sal e pimenta q.b.

ingredientes (pesto)

1 chávena de folhas de mangericão

1 dente de alho

4 colheres (sopa) de parmesão ralado fino

2 a 3 colheres de sopa de azeite

1 colher (sopa) de pinhões (opcional)

Sal q.b.

 

preparação

Temperar o frango com sal e pimenta.

Cortar o tomate em rodelas finas e temperar com um pouco de sal.

Numa picadora, juntar todos os ingredientes para o pesto, e triturar até obter uma pasta não muito líquida (daí usar-se pouco azeite).

Colocar o frango num tabuleiro ou noutro recipiente que possa ir ao forno, untado com um pouco de azeite ou forrado com papel vegetal.

Com a ajuda de uma colher, distribuir o pesto pelos 4 pedaços de frango, espalhando por toda a superficie.

Colocar por cima do pesto as rodelas finas de tomate.

Levar ao forno a 200ºC durante 15 minutos.

Retirar do forno, e polvilhar cada pedaço de frango com o queijo mozzarella.

Levar de novo ao forno até o queijo derreter a gosto.

 

Adaptado de "Baked chicken pesto" / Originalmente publicada em 2017

frango com pesto, tomate e mozzarella

 

Os Ingredientes

 

Dependendo se preferem fazer o vosso próprio pesto, ou optam por comprar um frasco deste molho, a quantidade de ingredientes pode variar entre apenas 4 ingredientes ou 9:

  • peito de frango
  • tomate
  • queijo mozzarella
  • molho pesto de compra; se quiserem fazer o vosso próprio molho, vão precisar ainda de:
    • manjericão
    • pinhões
    • azeite
    • alho
    • queijo parmesão

 

Para quem não sabe o que é o molho pesto, é um molho criado em Génova (Itália) composto pelos ingredientes descritos acima e algum sal se fôr necessário, uma vez que o parmesão (Parmigiano Reggiano) já é bastante salgado; por vezes o queijo parmesão é substituído por um semelhante chamado Pecorino.

 

A maior parte daqueles que preparam o molho em casa faz uso de uma picadora/robot de cozinha ou varinha mágica para triturar os ingredientes (foi o que eu fiz...). No entanto, os mais puristas dizem que para unirmos todos os ingredientes deve ser usado um almofariz ou então picar tudo finamente com uma faca bem afiada (e também um pouco mais de tempo e paciência...).

Originalmente na receita não eram usados pinhões, mas como é um dos ingredientes presentes no pesto tradicional, decidi que seria melhor acrescentar.

Poderão sempre usar pesto de compra, e existem alguns com bastante qualidade (mas geralmente são feitos com óleo, e não azeite) mas aconselho a que comprem um que não seja muito liquido (alguns levam mais azeite/óleo), para que adira ao frango e não escorra para o tabuleiro ao cozinhar.

 

Também se quiserem podem substituir o mozzarella ralado pelo fresco ou até outro tipo de queijo que tenham em casa, próprio para gratinar.

Outra sugestão ainda é usar Queijo da Ilha de cura prolongada em vez do queijo parmesão, dando assim um toque mais português à receita.

 

Geralmente nesta receita não aconselho usarem peitos de frango inteiros, porque 15 minutos não chegariam para que ficassem totalmente cozinhados. Eu compro peitos de frango (do campo, que são maiores) que corto a meio, formando 2 bifes grossos; no entanto, se os peitos de frango que tiverem ao vosso dispôr forem pequenos, podem servir 1 peito inteiro por pessoa e com a ajuda de um martelo de cozinha (ou outro utensílio, como o rolo da massa ou frigideira) achatar o peito de frango.

 

Modo de preparação

 

  • Inicialmente, temperam-se as metades de peito de frango com sal e pimenta, e enquanto absorvem o tempero prepara-se o molho pesto (se fôr o caso disso).
  • Entretanto, cortam-se algumas rodelas finas de tomate fresco maduro e temperam-se com sal, reservando-se à parte.
  • Unta-se um tabuleiro ou assador refractário de vidro com azeite, e colocam-se os bifes. De seguida distribui-se o molho pesto por cada um, e depois as rodelas de tomate. O queijo será só espalhado por cima quase no fim da cozedura do frango de modo a não queimar.
  • Depois dos quinze minutos a assar, retira-se o frango e divide-se o queijo mozzarella ralado ou o mozzarella fresco cortado em pedaços por cima do tomate. Volta-se a levar ao forno só os minutos suficientes para gratinar a cobertura de queijo, o que será cerca de uns 5 minutos extra (dependendo do forno).
  • Como já há muito sabor neste frango com pesto, tomate e queijo servi acompanhado de um arroz branco simples, mas pode também ser servido com massa, ou de uma salada para ser uma refeição mais leve.

frango com pesto, tomate e mozzarella

 

 

 

Obrigado pela visita

Não se esqueça de SUBSCREVER para receber cada post directamente no seu e-mail.

 

Siga o blog 

FACEBOOK  |  PINTEREST INSTAGRAM