Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

from my orchid kitchen

Qua | 02.03.22

gelado de rum e sultanas

(sem ovos)

 

Este gelado é muito simples de fazer em casa com apenas 4 ingredientes e sem ser necessário recorrer a uma máquina de gelados, e é óptimo para complementar sobremesas nas épocas de Outono e Inverno.

(click here for recipe in english)

gelado de rum e sultanas (sem ovos)

Em minha casa consumimos gelados durante todo o ano, estejam lá fora temperaturas quentes ou frias.

Claro que muitas vezes esses gelados são de compra, geralmente Ben & Jerry's ou Haagen-Dazs. No entanto, por vezes também gosto de experimentar fazer gelados em casa até porque tenho de dar uso à minha máquina de gelados.

Muitas das receitas de gelados caseiros não requerem máquinas para serem confeccionados, e são conhecidos como gelados no-churn (que traduzido significa não-mexido) uma vez que o preparado depois de pronto é vertido para um recipiente e colocado directamente no congelador até solidificar.

O gelado de rum e passas é um clássico da geladaria e geralmente preparado com uma base de gemas, açúcar, leite e natas. Neste caso, inspirei-me na receita da adorável Mary Berry (do livro e série "Love to cook") mas fiz-lhe algumas alterações, nomeadamente reduzir o leite condensado e aumentar a quantidade de natas.

O resultado foi um gelado absolutamente cremoso e delicioso com a quantidade ideal de doçura. Geralmente sirvo a acompanhar outras sobremesas como crumbles, tartes ou galettes, panquecas, crepes ou waffles.

 

Receita de Gelado de rum e sultanas

para notas sobre a receita ler mais abaixo

 

ingredientes

400 ml de natas

200 gr de leite condensado

100 gr de sultanas

50 ml de rum

 

preparação

Num tachinho ou caçarola pequena, colocar as sultanas e o rum e levar ao lume só até levantar fervura.

Deixar a repousar para que as sultanas absorvam o liquido e que entretanto arrefeçam.

Entretanto, batem-se bem as natas com a batedeira.

Envolve-se o leite condensado.

Reserva-se no frigorífico.

Quando mistura de rum e sultanas estiver fria, envolvem-se estes no preparado (incluindo o rum que não foi sido absorvido pelas sultanas).

Verte-se o preparado para um recipiente que possa ir ao congelador.

No mínimo, deve estar a congelar 12 horas, mas idealmente é melhor deixar mais tempo.

 

gelado de rum e sultanas (sem ovos)

Os Ingredientes

 

  • Natas - são o elemento principal e que dá corpo ao gelado; como sempre utilizo apenas natas frescas (são sem aditivos). Não experimentei fazer com natas vegetais (das que se batem), creio ser possível mas provavelmente a textura não será a mesma uma vez que estas não possuem o mesmo teor de gordura das natas de leite de vaca.
  • Leite condensado - na receita da Mary Berry usava-se uma lata inteira de leite condensado, mas ficava demasiado doce tendo então reduzido para cerca de metade da quantidade. Pode ser substituído por leite condensado de côco.
  • Sultanas - geralmente chama-se a este gelado de rum e passas, mas na realidade são usadas sultanas uma vez que aqui em Portugal uvas passas são maiores, de origem na uva moscatel e têm graínha. Também reduzi à quantidade de sultanas a utilizar.
  • Rum - pessoalmente gosto de utilizar rum em várias receitas de pastelaria e é uma das bebidas alcoólicas que tenho em casa para esse efeito. No entanto, pode-se substituir por Vinho do Porto ou Vinho Madeira.

 

Notas sobre a preparação da receita

 

  • Para quem se preocupa com o teor alcoólico desta receita, lembro que o rum (ou outra bebida que usem) vai ao lume, mas se quiserem garantir que não há nenhum alcoól é só deixarem ferver um pouco antes de adicionarem as sultanas.
  • Como as sultanas são mais pesadas, até porque absorvem o rum, o mais provável é que se depositem no fundo do recipiente ao congelar. Se quiserem evitar isso, após 30 minutos ou 1hora depois de iniciar a congelação, podem mexer o creme com uma colher para que as sultanas fiquem mais bem distribuídas, e podem repetir este processo enquanto a textura do creme permitir.
  • Apesar de ter uma máquina de gelados, não a usei nesta receita; no entanto, quem quiser usar (para acelerar o processo) aconselho que acrescente as sultanas só no fim e provavelmente é melhor juntá-las ao preparado fora da máquina porque podem interferir com a movimentação das pás (depende também do formato da máquina em questão).

 

 

Obrigado pela visita

Não se esqueça de SUBSCREVER para receber cada post directamente no seu e-mail.

 

Siga o blog 

FACEBOOK  |  PINTEREST INSTAGRAM

comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.