Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

from my orchid kitchen

Sab | 16.05.20

mousse de nêsperas (magnórios) e leite condensado

Esta mousse é uma sobremesa primaveril cremosa e fresca, que dá destaque a uma das frutas da época e ao seu sabor equilibrado entre o doce e o ligeiramente ácido.

(click here for recipe in english)

mousse de nêsperas (magnórios) e leite condensado

Quando chegamos ao mês de Maio começam-se a ver à venda estes frutos alaranjados, muitas das vezes cheios de manchas induzindo em erro quem não conhece a pensar que já estão tocados ou estragados. Na realidade, as nêsperas (ou como são conhecidos mais ao norte de Portugal - magnórios) são frutos algo sensíveis que facilmente ficam marcados na pele pela sua árvore, e estas marcas muitas das vezes não passam para a polpa.

Eu sempre me habituei a saborear os magnórios desde pequena, pois durante muitos anos tivemos uma árvore deste fruto no nosso jardim, mas eram de tamanho mais pequeno do que o encontrado à venda.

Todos os anos, quando compro magnórios, esta é uma das receitas que costumo fazer, adoçando umas vezes com algum açúcar e outras vezes recorrendo ao leite condensado.

 

Receita de Mousse de nêsperas ou magnórios

para notas sobre a receita ler mais abaixo

 

ingredientes

8 ou 10 nêsperas/magnórios

200 ml de natas frescas

4 folhas de gelatina

4 colheres (sopa) de leite condensado

sumo de limão q.b.

 

preparação

Batem-se as natas com o leite condensado.

Demolham-se as folhas de gelatina num pouco de água, e quando estiverem humedecidas escorrem-se.

Colocam-se numa taça, e levam-se cerca de 10 a 15 segundos ao microondas (modo descongelar) para derreterem (mas sem ferver).

Adiciona-se à gelatina algumas colheres de sopa da mistura de natas com o leite condensado e mistura-se muito bem.

Verte-se o conteúdo da taça de gelatina para a taça das natas e leite condensado e envolve-se bem com uma vara de arames ou batedeira.

Coloca-se no frigorífico enquanto se descascam e descaroçam as nêsperas/magnórios para dentro de uma taça com água e sumo de limão.

Num robot de cozinha, liquidificador ou com a varinha mágica, tritura-se a polpa das nêsperas/magnórios.

Usando uma vara de arames ou batedeira, envolve-se a polpa da fruta com a mistura das natas com leite condensado e gelatina.

Divide-se o preparado por taças e volta-se a colocar no frigorífico até à hora de servir.

 

Originalmente publicado em 2016

mousse de nêsperas (magnórios) e leite condensado

Os Ingredientes

 

Esta mousse é muito simples de fazer e apenas necessita 4 ingredientes para a preparar:

  • Nêsperas/Magnórios - para esta receita calculei cerca de 2 a 3 frutos maduros de tamanho médio por pessoa.
  • Natas - como sempre, dou preferência a natas frescas e sem aditivos; entre 15 a 30 minutos antes de iniciar a receita convém colocar as natas no congelador para que fiquem mais frescas e batam mais rapidamente.
  • Gelatina - ajuda a fixar as natas batidas mantendo a leveza destas, uma vez que é-lhes adicionado as nêsperas em puré (elemento húmido e pesado).
  • Leite condensado - prefiro usar leite condensado magro ou então leite condensado de côco, numa proporção de 1 colher de sopa por pessoa.

mousse de nêsperas (magnórios) e leite condensado

Modo de preparação

 

Uma vez que as nêsperas/magnórios oxidam muito depressa, gosto de começar a receita desta mousse preparando os outros elementos primeiro:

  • Depois de as natas estarem bem frias, começam-se a bater em chantilly, adicionando-se depois o leite condensado.
  • Demolham-se as folhas de gelatina em água fria, e depois escorrem-se.
  • Colocam-se numa taça e levam-se ao microondas (função descongelar) durante alguns segundos, os suficientes para que derretam totalmente mas sem que fervam.
  • Misturam-se algumas colheradas do preparado de natas com a gelatina e mistura-se tudo muito bem. Nunca se adiciona a gelatina directamente à totalidade do preparado de natas e leite condensado, porque arriscamo-nos a que a gelatina solidifique muito depressa (devido ao choque térmico) e fiquemos com pedaços de gelatina mais sólidos no meio da mousse.
  • À medida que se junta o conteúdo da taça da gelatina às restantes natas, vai-se envolvendo bem para que tudo fique uniforme.
  • Coloca-se no frigorífico enquanto se preparam as nêsperas/magnórios.
  • Enche-se uma taça com água e algum sumo de limão, na qual iremos colocar os pedaços de fruta à medida que vamos descascando e descaroçando, para evitar que oxidem (o que acontece muito rapidamente) e assim mantenham a sua côr bem viva.
  • Colocam-se as nêsperas/magnórios para triturar com a ajuda de uma varinha mágica, liquidificador ou robot de cozinha até obtermos um puré fino.
  • Por fim, adiciona-se este puré aos restantes ingredientes, envolvendo bem até que a mousse esteja homogénea, e distribui-se por taças que se colocam no frigorífico até à hora de servir, simples ou decorando a gosto.

 

 

 

Obrigado pela visita

Não se esqueça de SUBSCREVER para receber cada post directamente no seu e-mail.

 

Siga o blog 

FACEBOOK  |  PINTEREST INSTAGRAM

 

 

 

2 comentários

  • (desculpe só responder agora...)

    A mousse é mesmo agradável e se tem acesso a muitas nêsperas pode até colocar mais algumas do que as referidas na mousse, porque com a quantidade que refiro aqui a mousse é leve e o sabor à fruta não é muito intenso.
    Quando as nêsperas aparecem no mercado, a maior parte é consumida cá em casa ao natural, mas todos os anos faço esta mousse, mas também se podem gastar em galettes, acompanhadas com crepes, panquecas ou waffles.
  • comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.