Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

from my orchid kitchen

ideias simples e caseiras para (quase) todos os gostos, da minha cozinha para a vossa

from my orchid kitchen

ideias simples e caseiras para (quase) todos os gostos, da minha cozinha para a vossa

Qua | 18.12.19

OS DIFERENTES TIPOS DE CANELA

A canela é um dos condimentos em que é raro encontrar alguém que não goste. Uns mais, outros menos, mas é sem dúvida um dos sabores mais presentes nas épocas de Outono e Inverno.

joanna-kosinska-ZEoxFnHu-1A-unsplash(1)-min.jpg

Provavelmente, estão neste momento a pensar que os diferentes tipos de canela a que me refiro são a canela em pó e a canela em pau...

Na realidade, quero-vos falar das 5 variedades de canela que existem no Mundo:

  • cássia
  • ceilão
  • saigão  (Vietnam)
  • korintje  (Indonésia)
  • malabar  (Índia)

 

As três últimas variedades não são comuns de se encontrar à venda (salvo nas suas áreas geográficas, é claro), e por cá o mercado é dominado pela canela de Cássia. Já a canela de Ceilão geralmente conseguimos adquirir em lojas de produtos naturais ou em algumas secções bio de supermercados.

 

São ambas colhidas em camadas encontradas sob a casca de árvores que pertencem à mesma família científica, mas produzem produtos distintos. Os dois tipos de canela diferenciam-se pela maneira como são colhidas, pelo sabor, pelo cheiro e pelos compostos químicos encontrados nelas.
 
 
A maior parte da Europa usou durante séculos a canela de Ceilão principalmente porque este foi o primeiro tempero que os exploradores europeus (portugueses, holandeses e britânicos) trouxeram de volta das suas conquistas no Ceilão (Sri Lanka).
 

02.jpg

Mas, por causa do processo manual artesanal necessário para colher e enrolar em várias camadas finas a canela de Ceilão, a de Cássia que é de produção mais barata,  passou a dominar o mercado até aos dias de hoje.
 
 
 

CANELA DE CÁSSIA

Cinnamomum cassia

 

CANELA DE CEILÃO

Cinnamomum verum

763685.jpg

 

BTI39290_fmt-768x473.jpg

Paus de canela são muito duros, ocos e têm apenas uma camada enrolada.

 

 

Paus de canela são macios, quebradiços e com várias camadas finas enroladas.

 

O pó de canela tem coloração castanha intensa.

 

 

O pó de canela tem coloração castanha clara.

 

Tem sabor mais intenso e ligeiramente picante. 

 

 

Tem sabor mais leve e doce.

 

Originária do sul da China e cultivada também na Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Taiwan, Tailândia e Vietname.

 

Originária do Sri Lanka.

 

Grande quantidade de cumarina, que possui efeito anticoagulante (o sangue fica mais fino) e pode danificar o fígado se consumido em grandes quantidades (acima de 1 colher de chá por dia)

 

Muito baixa quantidade de cumarina. Estudos indicam que uma colher de chá por dia reduz significativamente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos).

 

Como uso bastante canela (diariamente), compro das duas variedades em pó e misturo-as num frasco na proporção de 3 partes de canela de Ceilão, para 1 parte de canela de Cássia.

A razão porque misturo as duas é simplesmente porque a de Cássia é mais aromática (principalmente no que toca àquelas sobremesas em que usamos a canela para polvilhar por cima), obtendo ao mesmo tempo os benefícios da canela de Ceilão.

 

Espero que sejam, tal como eu, fãs desta especiaria pois vão poder ver muitas receitas aqui no blog com este ingrediente.

 

 

Obrigado pela visita

Não se esqueça de SUBSCREVER para receber cada post directamente no seu e-mail.

 

Siga o blog 

FACEBOOK  |  PINTEREST  |  INSTAGRAM