Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

from my orchid kitchen

Sab | 23.05.20

quadrados de grão-de-bico com manteiga de amêndoa e pepitas de chocolate

(sem glúten e sem farinha)

Se estão à procura de um doce saudável, que também é livre de glúten, sem açúcares refinados e vegan, e com pepitas de chocolate, podem confiar nesta deliciosa receita cheia de proteína devido ao seu improvável ingrediente principal - o grão de bico.

(click here for recipe in english)

quadrados de grão-de-bico com manteiga de amêndoa e pepitas de chocolate

O grão-de-bico não é um ingrediente estranho à nossa dieta, tal como outras leguminosas, sendo que as que usamos menos nas nossas refeições sejam as lentilhas. Tal como para a maioria das pessoas, o grão-de-bico era reservado apenas para pratos salgados, com excepção de um ou outro doce tradicional português ou do tipo conventual.

 

No entanto, cada vez mais se vêem receitas doces que incluem feijão, grão-de-bico ou outros legumes na sua preparação. Como cá em casa compro grão e feijão secos que depois cozo, resolvi experimentar estes bolinhos sem farinha, e com ingredientes saudáveis (e vegan, se decidirem omitir o ovo).

 

Diferença entre brownies e blondies

Existem online várias receitas similares a esta, normalmente apelidadas de blondies devido ao seu aspecto, mas eu decidi não lhes dar esse nome, uma vez que não são realmente blondies.

Brownies e blondies têm algumas coisas em comum: ambos são preparados com ovos, farinha, açúcar e manteiga. Os dois também têm uma textura húmida e normalmente são cortados em forma de barra ou quadrados. Por vezes também lhes são acrescentados outros ingredientes, como por exemplo nozes, extractos de baunilha ou amêndoa, pepitas de chocolate, ou mesmo côco.

Quanto às diferenças, estas revelam-se na côr e nos restantes ingredientes:

  • para o brownie é sempre necessário acrescentar chocolate ou cacau (e por essa razão a sua côr é escura) e geralmente é usado açúcar branco refinado; também por vezes o brownie é servido com cobertura cremosa.
  • para o blondie não é comum usar-se chocolate (à excepção de pepitas para decoração), mas sim baunilha e açúcar mascavado, apresentando assim uma coloração em tom caramelo.

 

Receita de Quadrados de grão-de-bico

com manteiga de amêndoa e pepitas de chocolate

para notas sobre a receita ler mais abaixo

 

ingredientes

400 gr de grão-de-bico cozido

120 gr de creme/manteiga de amêndoa

80 ml de maple syrup (xarope de ácer)

2 colheres (chá) de baunilha liquida

1/4 de colher (chá) de fermento

1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio

60 gr de pepitas de chocolate

2 colheres (sopa) de pepitas de chocolate (para decorar)

1 ovo (opcional)

Pitada de sal

 

preparação

Escorrer o liquido da cozedura (ou da lata) do grão-de-bico, e depois passá-lo por água, escorrendo bem.

Num processador, ou robot de cozinha, triturar muito bem o grão, juntamente com a manteiga de amêndoa, o maple syrup, a baunilha, o fermento, o bicarbonato, sal e o ovo, até ficar cremoso.

Com a ajuda de uma colher ou espátula, envolver as pepitas.

Colocar o preparado num tabuleiro quadrado ou rectangular (o meu tem 26x20 cm) forrado com papel vegetal.

Polvilhar com as restantes pepitas de chocolate.

Levar ao forno a 180ºC entre 20 a 25 minutos.

Deixar arrefecer, pelo menos 20 minutos antes de desenformar e cortar.

 

Adaptado de "Flourless chocolate chip chickpea blondies" / Originalmente publicado em 2019

quadrados de grão-de-bico com manteiga de amêndoa e pepitas de chocolate

Os Ingredientes

 

  • Grão-de-bico - é o principal ingrediente desta receita, rico em proteína e fibras; quem quiser pode (e deve) aproveitar o líquido que vem na lata resultante da cozedura desta leguminosa conhecido como aquafaba, para preparar outras sobremesas.
  • Manteiga de amêndoa - também rico em proteína, é a gordura saudável presente; pode ser substituída por manteiga de amêndoim ou manteiga de cajú.
  • Maple syrup - também conhecido como xarope de ácer, e vai ser o elemento adoçante destes bolinhos; pode ser substituído por agave ou mesmo mel.
  • Ovo -  é um ingrediente opcional, sendo que apenas confere uma textura mais de bolo aos quadrados, ao contrário daquela que se pode na versão original da receita, que é um pouco mais compacta.
  • Fermento e Bicarbonato de sódio - uma vez que os elementos principais são algo "pesados" e a receita não leva nenhuma farinha, são estes dois ingredientes que proporcionam alguma leveza à textura da massa destes quadrados.
  • Baunilha - também é opcional, mas dá aquele sabor extra em quase todas as sobremesas.
  • Pepitas de chocolate - apesar de ser um elemento opcional decorativo em muitas receitas, neste caso não o é, porque o sabor do chocolate vai complementar todos os outros sabores; pode-se também usar um mix de pepitas de chocolate com algumas pepitas de chocolate branco, mas se não tiver pepitas na despensa pode sempre picar grosseiramente algum chocolate de tablete em alternativa.

 

Modo de preparação

 

  • Começa-se por separar o grão-de-bico (cozido) do líquido onde vinha conservado, ou no caso de ter sido demolhado e cozido em casa, separar da água de cozedura e deixar arrefecer totalmente. Em qualquer dos casos, deve-se também ainda passar o grão-de-bico por água e escorrer bem.
  • Coloca-se o grão num robot de cozinha ou processador de alimentos, e pica-se bem.
  • Acrescentam-se a manteiga de amêndoa, o ovo, a baunilha, o maple syrup, o bicarbonato e o fermento, continuando a triturar até obter um creme espesso e homogéneo.
  • Com a ajuda de uma espátula ou colher, envolvem-se as pepitas de chocolate no preparado.
  • Forra-se uma fôrma rectangular (esta tem 26x20cm) com papel vegetal, e verte-se para esta o preparado alisando a superficie com a espátula.
  • Polvilha-se com as restantes pepitas.
  • Coloca-se no forno a 180ºC durante 20 a 25 minutos.
  • Deixa-se arrefecer pelo menos 20 minutos antes de poder desenformar e cortar, mas é preferível que arrefeça totalmente.

 

 

 

Obrigado pela visita

Não se esqueça de SUBSCREVER para receber cada post directamente no seu e-mail.

 

Siga o blog 

FACEBOOK  |  PINTEREST INSTAGRAM