quadrados de maçã, framboesa e nozes
Este bolo é cheio de texturas e sabor a cada mordidela, húmido devido à presença de maçã e de framboesas e crocante à conta das nozes que ficam ligeiramente tostadas com o calor do forno.
(click here for recipe in english)
A receita destes quadrados de bolo já a tinha experimentado e partilhado no antigo blog a minha adaptação há cerca de 6 anos atrás, e quase que já não me lembrava dela.
No entanto, voltei a reencontrá-la e achei uma óptima sugestão para partilhar nesta época em que começam a aparecer as primeiras nozes e em que há bastante maçã a saborear.
Receita de Quadrados de maçã, framboesa e nozes
para notas sobre a receita ler mais abaixo
ingredientes
2 ovos
125 gr de farinha com fermento
30 gr de amido de milho
1 colher (chá) fermento
40 gr de manteiga
1 colher (sopa) de óleo
100 gr de açúcar
80 ml de leite (de qualquer tipo)
1/4 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de baunilha
1 maçã ralada (aprox. 1 chávena)
30 framboesas pequenas
Pitada de sal
COBERTURA
30 gr de manteiga
50 gr de açúcar mascavado
100 gr de nozes
preparação
Picar as nozes grosseiramente.
Numa taça, misturar a manteiga (à temperatura ambiente) com o açúcar mascavado, e as nozes. Reservar.
Num recipiente, misturar a farinha juntamente com o fermento, o amido de milho, a canela e o sal.
Descascar a maçã, retirar-lhe os caroços e ralar.
Noutra taça, bater o açúcar com a manteiga e o óleo.
Adicionar os ovos, um de cada vez.
Juntar o leite e a baunilha.
Aos poucos, envolver a mistura de farinha no preparado.
Por fim, acrescenta-se a maçã ralada e depois as framboesas.
Verter tudo para um tabuleiro já untado.
Distribuir a mistura de noz, manteiga e açúcar mascavado por cima do preparado.
Levar ao forno a 175ºC entre 45 a 50 minutos.
Adaptado de "Pecan-berry coffee cake" / Originalmente publicado em 2014
Ver aqui outras receitas com Maçãs
Os Ingredientes
- Ovos - servem para ligar todos os ingredientes destes quadrados.
- Farinha com fermento - se só tiver disponível farinha sem fermento, basta acrescentar 2 colheres (chá) de fermento à receita. Para uma versão sem glúten basta usar um mix de farinha sem glúten.
- Amido de milho - a receita original mencionava farinha de milho, mas como estão presentes duas frutas que vão libertar humidade ao cozer, resolvi usar antes amido de milho para contrabalançar esta situação.
- Açúcar e Açúcar mascavado - este bolo de maçã e framboesa não leva muito açúcar, uma vez que também aproveita a doçura da fruta, e porque a cobertura também tem o açúcar como ingrediente. Decidi usar açúcar mascavado na cobertura de nozes, pois dá um sabor ligeiramente a caramelo a este crocante. Como sou fã destes açúcares com stevia, reduzi ainda mais à quantidade de açúcar (mas sem comprometer a doçura!)
- Manteiga - a presença de manteiga dá essencialmente um sabor que combina muito bem com a maçã e também com as nozes da cobertura.
- Óleo - a outra fonte de gordura neste bolo é o óleo, e preferi um neutro como o de graínha de uva, mas o óleo de côco é também uma boa opção. Apesar de ser em pouca quantidade, também ajuda a manter a humidade e no levedar do bolo ao cozer.
- Leite - pode ser usado qualquer tipo de leite, e neste caso o escolhido foi o de amêndoa.
- Maçã - qualquer variedade de maçã serve, e já experimentei com as variedades Fuji e Golden.
- Framboesas - em bolos ou queques, fica sempre melhor se escolhermos os frutos mais pequenos pois distribuem-se melhor por todas as partes do bolo. Se preferir, as framboesas podem ser substituídas por mirtilos, ou então por um mix das 2 frutas. Utilizei framboesas congeladas, e como tal, devem-se ser só adicionadas mesmo no fim da preparação para que não descongelem e se desfaçam.
- Canela e Baunilha - na receita na qual me inspirei, os aromas usados eram a baunilha e também a raspa de limão. No entanto, e visto que se trata de um bolo de maçã, substituí a raspa por um pouco de canela. Se não quiserem usar a canela, podem sempre usar a raspa de limão ou de laranja (cerca de 1 colher de chá).
Modo de preparação
- Começa-se por preparar a cobertura do bolo, picando as nozes em pedaços não muito pequenos (pessoalmente prefiro fazê-lo com a faca, mas podem usar a picadora ou processador/robot na função pulsar).
- Os outros ingredientes da cobertura são a manteiga (de preferência à temperatura ambiente ou ligeiramente derretida) e o açúcar que devem ser bem batidos antes de lhes juntar as nozes picadas.
- Depois de preparada a cobertura, coloca-se à parte porque só será necessária antes de o bolo ir ao forno.
- Passa-se à confecção do bolo, misturando numa taça a farinha juntamente com o fermento, o amido de milho, a canela e o sal.
- Descasca-se e descaroça-se a maçã, ralando-se depois em tiras finas usando uma mandolina, ou no processador/robot de cozinha. Reserva-se.
- Numa taça grande, misturam-se o açúcar com a manteiga e o óleo até o açúcar ficar bem dissolvido.
- Adicionam-se os 2 ovos, um de cada vez e batendo bem após cada adição.
- Juntam-se o leite e a baunilha, aos poucos, envolve-se a mistura de farinha no preparado.
- Por fim, acrescenta-se a maçã ralada previamente e depois as framboesas, envolvendo sem bater muito.
- Coloca-se a massa do bolo num tabuleiro untado previamente (este tem 26x20 cm).
- Distribui-se a cobertura de noz, manteiga e açúcar mascavado por cima do preparado (é mais fácil e rápido fazê-lo com as mãos) e pressiona-se ligeiramente para que adira melhor à massa do bolo.
- Leva-se ao forno a 175ºC entre 45 a 50 minutos (apesar de ser um bolo baixo, contém muitos ingredientes húmidos, por isso demora um pouco mais no forno).