Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

from my orchid kitchen

ideias simples e caseiras para (quase) todos os gostos, da minha cozinha para a vossa

from my orchid kitchen

ideias simples e caseiras para (quase) todos os gostos, da minha cozinha para a vossa

Qui | 13.02.20

TARTE DE MARACUJÁ E AMÊNDOA

Apesar de tropical e de muitas vezes o associarmos ao tempo de calor, o maracujá é uma fruta rica em vitamina C (entre outras) e ideal para consumir nestes dias de Inverno em que precisamos de reforçar a nossa imunidade.

(click here for recipe in english)

tarte-maracuja-amendoa-passionfruit-almond-tart_1.

O maracujá é daqueles frutos que são da preferência de todos cá em casa, até porque temos um maracujazeiro roxo (já é o segundo, porque o primeiro sucumbiu num ataque de toupeiras...) e apesar de não dar ainda muitos frutos, os que dá têm de ser bem aproveitados, como nesta tarte de maracujá e amêndoa.

 

Receita de Tarte de maracujá e amêndoa

para notas sobre a receita ler mais abaixo

ingredientes

Base

150 gr de farinha sem fermento

100 gr de farinha de espelta

1 ovo

125 gr manteiga (à temperatura ambiente)

20 gr açúcar

pitada de sal

Recheio

250 ml de polpa de maracujá (aproximadamente 12 unidades)

200 gr de açúcar

50 gr de manteiga

2 ovos

20 gr de amido de milho

100 gr de farinha de amêndoa

1 colher (chá) de baunilha

 

preparação

Para a base

Numa taça, misturar bem todos os ingredientes até se obter uma bola.

Envolva em película aderente e coloque no frigorífico durante cerca de 30 minutos.

Retire a massa e estique-a até formar um circulo um pouco maior do que a fôrma a usar (a minha era de 26 cm de diâmetro com fundo amovível).

Coloque a massa na tarteira, e pique todo o fundo com um garfo. Reserve.

 

Para o recheio

Bater os ovos com o açúcar, e a baunilha até obter um creme fôfo.

Adicione a manteiga levemente derretida, a farinha de amêndoa, o amido de milho e a polpa de maracujá, até ficar tudo bem envolvido.

Verter o preparado sobre a massa da tarte.

Levar ao forno a 170ºC entre 25 a 30 minutos.

Decorar com um pouco de açúcar em pó.

 

Adaptado de "Tarte de maracujá" da revista TeleCulinária / Originalmente publicado em 2012

tarte-maracuja-amendoa-passionfruit-almond-tart_4.

Os Ingredientes

 

  • Massa de Tarte - quem quiser fazer a própria base desta tarte basta misturar os seguintes ingredientes : ovo, manteiga, açúcar, uma pitada de sal e farinha; neste caso alterei a receita e usei 2 tipos de farinha: farinha de trigo sem fermento e farinha de espelta, mas quem quiser pode utilizar apenas farinha de trigo sem fermento (250gr) ou (mix de) farinha sem glúten. Também se pode optar por usar uma massa de tarte de compra, com ou sem glúten.
  • Maracujá - é o ingrediente principal, e são necessários cerca de 12 maracujás frescos; também se pode confeccionar este doce recorrendo à polpa em lata (geralmente são mais ácidos, e também as sementes são maiores). Para quem compra o maracujá fresco, convém saber quando este se encontra maduro e pronto a saborear, quer seja ao natural quer seja em sobremesas como esta. O fruto encontra-se no ponto quando a casca começa a enrugar ligeiramente; não convém que se deixe enrugar muito pois vai perdendo o sumo da polpa, e depois arriscamo-nos a abrir o maracujá e encontrarmos apenas sementes e uns filamentos ressequidos no seu interior.

tarte-maracuja-amendoa-passionfruit-almond-tart_2.

  • Açúcar - é usado tanto na base de tarte como no recheio; uma vez que o maracujá é um fruto ácido, é necessario usar uma quantidade de açúcar que equilibre esta acidez. Com vista a reduzir o açúcar, usei na minha tarte (recheio) apenas 100gr de açúcar com stevia em vez dos 200gr de açúcar comum.
  • Ovos e Manteiga - são dois dos ingredientes húmidos da receita (o outro é a polpa), e que vão proporcionar alguma cremosidade na textura.
  • Farinha de amêndoa - juntamente com o amido de milho, vai dar firmeza ao recheio da tarte; é preferível comprar farinha de amêndoa mas se tal não fôr possivel, podem-se picar amêndoas inteiras (o mais finamente possivel).
  • Baunilha - é um ingrediente opcional, apenas para dar um sabor extra e que combina com o do maracujá.

 

Modo de preparação

 

  • A massa que serve de base a esta tarte é simples de preparar, apenas sendo necessário misturar todos os elementos, e amassá-los bem. É necessário que esta massa repouse no frigorífico para que fique mais firme, de modo a poder ser esticada e forrar o fundo e laterais da fôrma.
  • No caso do recheio que também é de fácil e rápida preparação, inicialmente batem-se bem os ovos com o açúcar e a baunilha (caso usem) para que o açúcar fique bem dissolvido, podendo então de seguida adicionar todos os restantes ingredientes.
  • Se não gostarem das sementes do maracujá, podem sempre passar a polpa por um coador para extrair as sementes antes de adicionar a polpa ao preparado (não interfere no sabor, pois as sementes apenas servem de decoração e dão também algum crocante ao recheio).
  • Na receita original, eram utilizados apenas 10 maracujás no recheio + 2 maracujás que se espalhavam sobre o preparado antes de ir ao forno, e isto permitia que o topo da tarte tivesse mais sementes a decorar. No entanto, optei por colocar todos os 12 maracujás no preparado.

tarte-maracuja-amendoa-passionfruit-almond-tart_3.

 

 

 

Obrigado pela visita

Não se esqueça de SUBSCREVER para receber cada post directamente no seu e-mail.

 

Siga o blog 

FACEBOOK  |  PINTEREST  |  INSTAGRAM

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.